O que esperamos da escola?

curriculo escolarQuando falamos de escola, pensamos em educação. Claro, a escola é considerada como produtora de educação. Esta definição não está propriamente errada, mas a escola ultimamente vem sendo confundida como a única provedora de educação, colocando nela a responsabilidade de adestrar as crianças para o convívio social, para o exercício da civilidade (e cidadania). Pais que delegam a terceiros uma tarefa que lhe pertence, são na maioria pais que não têm tempo ou arranjam essa desculpa para a sua negligência.

Semana passada uma criança de 7 anos destruiu uma sala em uma escola em Macaé – Região dos Lagos no Rio de Janeiro. A matéria pode ser conferida no link ( clique aqui ). Essa situação suscitou uma questão importante sobre a função da escola no processo educativo e como agir em uma situação como esta que trago para a discussão. Baseada somente no que o vídeo mostra e naquilo que a mãe e as professoras expuseram consigo pensar em muitas “causas” do surto destrutivo dessa criança. Falta de atenção ou de limites? Os dois. Toda criança precisa crescer com limites, sem perder a sua infantilidade e naturalidade, mas precisa ser abraçada por sua família e esta deve lhe oferecer confiança, segurança e estabilidade, um lar onde ela possa desenvolver sua criatividade, crescimento.

O processo educativo na escola deve, sobre todas as coisas ser Cidadã, cito no sentido que traz na suas conjecturas, o comprometimento e o desejo que o ser humano atinja o ápice da liberdade, autonomia e responsabilidade com a sua história e com suas ações no sentido de construir e/ou reconstruir intervenções no espaço social. Uma escola onde se exercite uma postura crítica a respeito da sociedade em que vivemos, um lugar que se  respeita a diversidade e promove a inclusão. Que nos ensine a ser gente, que entenda o valor e a importância de cada um

A sociedade precisa comprometer-se com a escola, com a formação desses indivíduos que pautarão nosso futuro e para isso, voltamos ao início texto, sobre o papel da família, o processo cultural que ela carrega e transfere às crianças. Talvez, o menino do vídeo seja uma vítima, não da sociedade, mas da sua própria formação. Talvez falte diálogo em casa, talvez falte olhar para ele como criança. Falta também escola que reconheça as falhas que um processo automático traz para a formação de um indivíduo.

Esperamos demais da escola, mas fazemos de muito menos a nossa parte.

Anúncios

Um comentário sobre “O que esperamos da escola?

Vai, agora é a sua vez de falar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s