Escolhas

defina-suas-escolhas-As escolhas que fazemos na vida, todos os dias, dizem muito sobre quem somos, e são determinantes no nosso destino. Na verdade, em primeiro lugar, é necessário aprender que precisamos fazer escolhas. Não se pode ter tudo. É preciso suportar abandonar as outras opções quando escolhemos uma. Cada escolha é acompanhada de pelo menos uma renúncia. Quantas pessoas não conhecemos que são incapazes de escolher? Querem tudo, o tempo todo. Não suportam a ideia de perder.

Além disso, devemos nos acostumar com o fato de que só saberemos se fizemos a escolha certa depois de fazê-la. A resposta vem depois. É necessário aceitar que por vezes, muitas vezes, faremos escolhas erradas. Descobriremos depois que aquela outra opção poderia ter sido melhor. Contudo, a verdade é que nunca saberemos se realmente teria sido.

Acredito que o mais importante seja aceitar que as escolhas precisam ser feitas, e que as consequências das suas escolhas cabem exclusivamente a você. A vida adulta tem dessas coisas: você é responsável pelas escolhas que faz. Você pode pedir ajuda, as pessoas podem te aconselhar, mas a palavra final é sua.

Durante a vida, todos os momentos são marcados por escolhas. Desde as mais simples, até as mais complicadas. Olhe para trás, vê quantas escolhas já fez na sua vida? Quantos “nãos” tiveram que ser ditos para que portas se abrissem? Quantos “sims” não foram ditos, e se tivessem sido poderiam ter mudado o rumo de tantas coisas?
Aceitar que a maneira como sua vida está hoje tem uma ligação direta com todas as escolhas que você já fez pode tornar seu futuro mais, ou menos, angustiante. Saber que parte das coisas que acontecerão com você (afinal, existem sim coisas que fogem do nosso controle) só depende das suas escolhas pode dar a sensação de tranquilidade ou de pavor.

É muita responsabilidade ter o seu futuro em suas mãos e isso pode ser assustador. Afinal, sendo eu a responsável pelas minhas escolhas, quem poderei culpar se tudo der errado, senão eu? Difícil não poder culpar o outro. Mas se essa responsabilidade pode ser vista de outro ângulo: quer coisa melhor do que não depender de ninguém pra fazer da sua vida o que você desejar?

Tornar-se dono da própria história é traçar seu caminho através de escolhas conscientes. Boa sorte e boas escolhas!

Anúncios

2 comentários sobre “Escolhas

  1. Eugênia Carioca p disse:

    Carol, disse tudo , coisa parecida é quando se é mãe , eu senti a mesma coisa que você mencionou aqui , “responsabilidade ,” belo texto!
    Eugenia Carioca.

  2. Renata Cunha disse:

    Oi carol! As escolhas nos cercam diariamente, sejam elas escolhas simples ou as mais difíceis. Mesmo depois de escolhermos um caminho ou uma opção e vermos que não era bem isso que desejávamos, não podemos nos frustar ou se arrepender. Acho que tudo na vida é aprendizado e serviu positivamente naquele momento, te fez crescer, reconhecer o erro e traçar novos objetivos e metas para seguir em frente.
    Beijos

Vai, agora é a sua vez de falar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s