Dupla falta

downloadHá tempos um livro não me causava sensações tão distintas e há tempos também, eu não lia um livro com um vilão tão potente. Willy Novinsky é simplesmente a personagem mais detestável que já passou na minha vida e se ela foi criada, a responsável por isso NÃO pode ser uma boa pessoa.
O que li aqui, não pode ser só criatividade. Tem que haver um pouco de auto biografia. Após sobreviver duramente a mais um livro de Lionel Shriver, eu concluo: Esta mulher é o demônio. E um dia, ainda vai ganhar o Nobel de Literatura, pois é incrível a sua capacidade de mexer com os sentimentos humanos mais mesquinhos.

Lionel é relevante para estudo de Tese de Faculdade: A mesquinharia no sexo feminino no século XXI. Após ler 3 livros da autora, fico tranquila em dizer que é impossível comentar sua obra de maneira individual. Lionel Shriver tem uma obra, e por mais que esta obra discuta as mazelas atuais de nossa sociedade moderna, eu afirmo que o tema principal de tudo é o Rancor.

E haja mulher desprezível. A primeira foi Eva, a mãe de Kevin com seus pensamentos egoístas sobre ter um filho e que pagou um preço muito caro por isso. Depois veio Glynis, em Tempo é Dinheiro, que era tão egoísta que não conseguia confessar sua própria culpa, transformando a vida de seu servil marido numa provação maior ainda. Ali, diferente de Kevin, pelo menos houve uma ressurreição. Já aqui, o egoísmo e fracasso é tão grande que o final é uma das coisas mais amargas que já li.

Dupla Falta conta a estória de Willy Novinsky, que desde sua infância sempre foi apaixonada pelo tênis, se dedicando integralmente e simplesmente em ser “a melhor”. Aos 23 anos ela conhece Eric, que está começando a jogar tênis profissionalmente. Eric consegue cativá-la, e eles acabam se casando. Eric é um perfeccionista, que sempre fez muito bem tudo aquilo que se dispôs a fazer. E isso num livro de Shriver não por ser algo bom. Com o tempo, Willy passa a vê-lo como uma ameaça, e não mais como seu marido. O que devia ser um simples casamento, com ambos se orgulhando dos progressos e vitórias dos outros, passa a ser uma competição.

E Willy é mesquinha e cruel e burra. Muito burra. Em certas partes da leitura eu me vi gritando com o livro, com vontade de espancá-la. E é isso que a Lionel consegue fazer com seus leitores. Entramos tanto na estória que nossos sentimentos primários ficam aflorados. Foi assim com Eva e principalmente com Kevin. Foi assim com a estupida e egoísta Beryl, a irmã sanguessuga de Shep e agora com Willy.

Acho que senti mais pena de Eric, do que de Frank que foi traído pelo sonho da America perfeita e de Shep, que quase viu seu sonho de Outra Vida ir por agua abaixo. Mas no fundo Eric também era ruim. Ele tinha o mesmo grande defeito de Willy: Não sabia perder. Porém, ambos buscavam vitórias em jogos diferentes. Willy apostou sua vida no Tenis. Eric apostou no casamento. No tênis ele venceu Willy, a fracassada. Mas no casamento, ela conseguiu lhe dar uma surra de 5 sets a 0.

E o pior de tudo ao ler estes livros da Sra Shriver, é você parar para pensar e concluir que conhece pessoas parecidas ao seu redor. Lionel Shriver tem o dom de retratar a realidade. No fim, fica até difícil saber se recomenda o livro ou não. É uma ótima leitura, mas deveras indigesta. Se para você leitura é algo somente para relaxar, passe longe. Se quer algo que mexa com suas entranhas, que lhe de raiva, que lhe faça pensar e perceber que o mundo nunca será cor de rosa, mergulhe de cabeça no universo cruel da Sra Shiver

Anúncios

Um comentário sobre “Dupla falta

  1. Putz, agora eu fiquei com vontade de ler!
    Gosto da escrita da Lionel (li Precisamos falar sobre o Kevin e Mundo pós aniversário) e gosto muito do que ela nos causa, são livros com questões psicológicas muito intensas e densas.

    Boa resenha, Carol

Vai, agora é a sua vez de falar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s