Conhecer

conhecerConhecer é uma atividade que demanda tempo, esforço, mas, sobretudo, vontade. Conhecer, exige fiar-se, ater-se, deter-se, dedicar-se. Em tudo na vida, aquilo que parece ser árduo o é só, e tão somente, enquanto não nos envolvemos.

Um sorriso muitas vezes serve como bastante incentivo. Mas maior mesmo é o incentivo interno o que surge de nossas absolutas certezas de estar fazendo o certo e bom. A loucura da atividade sem objetivo não me passa, mas de certo encontra seu espaço em um momento em que tantos se consomem por um norte.

Lembro do Saramago, em um depoimento quando do documentário brasileiro JANELA DA ALMA, alertava que olhar não ganha peso se confrontado ao ver, mas que o essencial é o reparar. Para tanto, consome-se fé. O conhecer e o acreditar se confundem. Muito mais que acreditar no objeto que se estabelece por conhecer é acreditar no empenho daquele que consente em conhecer.

Mas a partir que se estabelece identidades entre o conhecedor e o conhecido, também se acumula uma marca indelével que o acompanhará, a de afirmar-se sempre conhecedor. Uma responsabilidade bastante penosa, por percorrer frequentes julgamentos, que exigem mais e mais na certeza que o fim em nada é próximo. Calvino alertava que muitos clássicos, o são e tão somente, não nos damos conta disso. Dessa forma quer dizer que nossa ignorância ao ser vencida chama atenção para si própria, ressaltando que ignorantes somos e temos por compromisso com a nossa história, eternamente, vencer essa mesma ignorância.

Anúncios

Um comentário sobre “Conhecer

  1. Lembrei também de uma frase que diz: “De tanto ver a gente banaliza o olhar”. Vale o mesmo pra conhecer. De tanto conviver, a gente confunde com conhecer. Conhecer vale muito a pena, nos aproxima, nos torna do mesmo tamanho.

    Gostei do texto.

    Beijo

Vai, agora é a sua vez de falar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s