A escada

escadaria1Desde criança, uma grande escada é a ideia mais convencional que faço da vida quando tento dar a ela uma forma material. Para mim, a vida sempre foi uma escadaria. Mas ao final, para onde essas escadas iriam dar? Essa sempre me pareceu como uma grande questão, porque para mim, desde que escada é escada, sempre leva alguém a algum lugar.

Há por diversos os que dizem que essas escadas levam a uma sala cheia de luz. Já outros, dizem que as escadas não levam a lugar nenhum, simplesmente, após mais um degrau, acabam. Mas essa ideia sempre me pareceu muito confusa e sem propósito. Sou daquelas que acreditam que a escada irá me levar a uma sala, já não tão clara como a da primeira hipótese, e nela irei encontrar então uma nova escada de estrutura igual ou diferente, e que essa nova escada me levará a uma outra sala com outra escada e assim, sucessivamente e assim, por elas irei… Mas a escada da qual é feita a vida não é feita apenas de subida. Muitos insistem em descer, outros sobem de joelhos e alguns chegam a se atirar da própria escada.

Para cada degrau existe a sua hora e seu tempo certo para ser atingido. E antes de cada subida exige um preparo todo. Viver é subir. Viver é descer. Viver intensamente é encher os bolsos de areia a fim de ir tornando-se cada vez mais resistente. Viver sabiamente é saber a hora certa de se esvaziar os bolsos para subir os degraus que exijam mais agilidade do que resistência – e é aqui que me encontro. Estacionada em um dos meus degraus. Escrevendo palavras vazias com os bolsos cheios de areia, mas ainda pouco resistente para seguir ao próximo degrau.

Com essa areia faço um montinho e subo em cima. É muito pouco, mas ainda assim me eleva.

Um comentário sobre “A escada

Vai, agora é a sua vez de falar

