Ao sabor

“Não é pela razão que o indivíduo se tornou ser humano,

mas pelo desejo”.

(Hegel)

A razão está para o desejo, assim como está para a emoção. São incompatíveis, grandezas opostas e talvez seja por isso que elas se atraem tanto. Tentamos racionalizar as nossas emoções, sem no entanto racionar nossos desejos.

A razão nos dita aquilo que é certo, moral e pertinente. Quando tomados pela razão, os indivíduos tendem a ser frios e calculistas, suas decisões são frutos de alguma reflexão. Os indivíduos que tomam as suas decisões no calor de sua emoção e ao sabor do seu desejo nem sempre acertam e algumas vezes recaem sobre seus ombros o fardo do arrependimento. É que essas decisões sempre são resultado de alguma ugência, impulsividade, desejos momentaneos. Muitos chamam isso de irresponsabilidade e imprudência.

Porém, se pararmos para pensar, o que é a vida senão um futuro às escuras? Mesmo aqueles que buscam ter as rédeas de suas vidas, se curvam ao inesperado que o destino nos impõe.

O sabor que a vida tem é o tempero que a gente adiciona. Eu não gosto de nada insípido, pra mim, as coisas só me agradam com muito gosto. Doce, salgado, picante, agridoce e amargo. Por que não? ( O doce não seria doce sem o amargo).

Eu gosto do perigo, gosto do desconhecido,do inesperado e de sentir meu coração quase vacilante, de sentir meu sangue ferver e suor transparecer, pernas bambas, voz tremula. Meu corpo reage bem ao medo, que me excita. Sou levada pela paixão que é o combustível dos que não têm medo de viver.

Por isso eu levo muito a sério os meus desejos, muito mais que a razão que freia as minhas vontades, e se eu quebrar a cara, eu refaço meu caminho. Peco pelo excesso, penso depois. Acerto e erro na mesma proporção, mas na saliva fica o sempre o gosto do inesquecível. Nem sempre me sacio, mas jamais pereço na vontade.

Um comentário sobre “Ao sabor

Vai, agora é a sua vez de falar

