Concurso de Guapimirim, FALHA OU FRAUDE?

Desde o dia 06/05/12 dia da aplicação das provas do concurso da prefeitura de Guapimirim, onde a minha sala (210 no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt em Teresópolis, RJ) teve todas as suas provas trocadas      (leia aqui) venho reclamando sobre meus direitos e expondo toda a situação nas redes sociais afim de que todas as pessoas envolvidas (candidatos ao concurso – fundação Benjamin Constant e Prefeitura Municipal de Guapimirim) pudessem tomar as devidas providências acerca da falta de competência e de respeito com as provas. Erros como este que relatei(vide link acima) não podem e não devem acontecer em concursos porque comprometem a transparência tanto da fonte elaboradora, quanto do próprio órgão do concurso, neste caso, a prefeitura municipal de Guapimirim.

No dia 07/05/12 recebi um e-mail da Fundação Benjamin Constant e creio que todos os candidatos prejudicados também receberam, no e-mail fomos avisados de que uma nova data seria marcada para a realização das provas (leia o conteúdo do e-mail aqui), nesta ocasião eu já estava disposta a ir ao Ministério Público e comunicar todo o fato ao Promotor da comarca aqui de Teresópolis para que uma investigação seja feita e o concurso fosse suspenso. Com a chegada deste e-mail e conversando com alguns advogados, decidi esperar que uma nova data fosse marcada, decidi esperar mesmo já cética quanto a transparência e a seriedade deste concurso. Decidi esperar mesmo não acreditando na honestidade e na idoneidade da Fundação Benjamin Constant.

Mas a minha paciência chegaria ao fim, decerto que chegaria porque o meu grau de confiança sobre o sigilo das provas já estava mais do que abalado, porque as outras cidades já haviam prestado as provas e se alguém pesquisasse, obviamente chegaria às questões da prova e mesmo que houvesse (ou ainda haja) nova elaboração das mesmas, quem nos garantiria que as provas seriam outras? Quem nos garantiria que eles não repetiriam as mesmas questões? Ninguém garante. Hoje, para a minha surpresa (ou não) acabei tendo acesso ao gabarito das provas realizadas no dia 06/05/12, (confira aqui). Pra mim está mais do que provada a falha e por que não, a fraude deste concurso? Precisamos antes de mais nada, deixar claro que o gabarito divulgado não é o oficial, mas mesmo assim, a divulgação do gabarito preliminar põe em cheque o sigilo das provas, a elaboração das mesmas e a confiabilidade deste concurso.

Irei esperar mais 24 horas (porque sou muito boazinha) para que a Fundação Benjamin Constant se pronuncie sobre este gabarito e sobre suas possíveis novas datas, e então eu tomarei as minhas providências, já não é mais uma questão de dinheiro investido, diante de todo o fato a quantia já se tornou irrisória. Agora a questão é de sociedade, de consciência sobre os direitos e de tentar contribuir de alguma forma para que daqui para frente os concursos públicos sejam tratados com mais rigor de transparência, com mais seriedade na elaboração, impressão e distribuição das provas.

Espero sinceramente que este sistema mude aqui no Brasil, ninguém aguenta mais esse joguinho de interesse político de alguns concursos públicos onde há clara presença de “cartas marcadas”, esse câncer que é a corrupção. Mas entendo que isso só mudará quando as pessoas começarem a entender e aprender a reclamar pelos seus direitos, exigir hombridade dos seus políticos, nossos representantes. Um país justo só é possível em uma sociedade onde deveres e direitos sejam respeitados.

E eu lutarei até o fim.

2 comentários sobre “Concurso de Guapimirim, FALHA OU FRAUDE?

  1. Carolina disse:

    Olá, Carolina Machado! Muito boa a sua iniciativa! Acho que estás muito certa no que dizes!
    Eu estava considerando participar de um concurso da Prefeitura de Japeri – RJ, a prova será realizada pela Fundação Benjamin Constant. Pesquisando na internet encontrei alguns casos de suspeita de fraude envolvendo o nome dessa instituição, o que me deixou com o pé atrás.
    Tu acha que eu não deveria me inscrever? Como ficou a tua situação? A Fundação BC entrou em contato contigo posteriormente?
    Obrigada!
    Carolina N.M

    • Oi Carolina,

      Sobre a sua pergunta quanto ao concurso realizado pela Benjamin Constant, aconselho a ficar atenta porque de fato, venho recebendo algumas reclamações referentes à realização de concursos.

      Entrei com mandado de segurança contra o concurso, porém o mesmo se realizou e posteriormente foi anulado mediante investigação de fraude, o concurso não teve validade, portanto.

      Meu conselho é: Cuidado. Suspeite sempre e se for mesmo fazer a prova, esteja atenta, tome nota de todos eventos suspeitos e se caso notar alguma coisa diferente, vá a polícia, ao Ministério Público e denuncie.

      Abraços e boa sorte.

Vai, agora é a sua vez de falar

