Teresópolis alagada

Bastou cair uma chuva mais forte para a cidade de Teresópolis alagar. Ano após ano a cidade de Teresópolis tem sofrido com enchentes, as causas são sempre as mesmas: falta de educação da população que joga lixo pelas ruas que acabam entupindo bueiros, poluindo rios e culminado com o descaso da prefeitura que não fornece um serviço eficiente de coleta de lixo, dragagem nos rios e mais uma série de soluções que evitariam tantas catástrofes como essas que ocorreram há um ano e três meses dizimando centenas de vítimas e o susto que a população teresopolitana levou hoje com a chuva forte que caiu sobre a cidade no final da tarde.

As fotos a seguir mostram como a cidade sofreu com alagamentos em diversos bairros, principalmente no centro da cidade.

Até agora, cerca de 2 horas após as águas já começam a escoar e há muita lama e lixo espalhado pelas ruas. Os danos maiores foram materiais, dezenas de carros estragados, casas desabaram e não há registro oficial do número de feridos. Segundo dados da defesa civil, o número de mortos chegam a 4, mas este não é um número definitivo, o corpo de bombeiros está trabalhando.

Como moradora de Teresópolis me sinto envergonhada com esta situação, quando há um ano houve a tragédia muito se foi comentado sobre a situação das encostas e a cobrança pelo restabelecimento da cidade, como construção de casas populares e o conserto das ruas que foram destruídas pelas chuvas de janeiro de 2011.

Nada foi feito, e o rastro de destruição ainda permanece em nossa cidade como uma cicatriz, uma mancha. A chuva de hoje trouxe mais destruição, claro que em menor escala. E o que fica é uma enorme sensação de desproteção, porque a cada chuva vem mais destruição.

E quem é culpado? Culpado somos todos nós que poluímos as ruas e os rios, são as autoridades que são omissas e como se isso não bastasse, desviam recursos destinados à melhorias da cidade, construção de casas populares para que as pessoas que moram em áreas de risco possam ser removidas para lugares seguros e consigam viver com alguma dignidade.

Fica aqui meu relato e meu desejo: que haja educação por parte da população em não jogar lixo e hombridade política para que o dinheiro das verbas sejam empregadas naquilo que tem prioridade.

06/04/12

Anúncios

Um comentário sobre “Teresópolis alagada

  1. Nossa, as imagens são impressionantes!

    E é bem o que vc disse, falta de educação da população e governantes omissos que não fazem nada para melhorar as condições de vida das pessoas.

    Ótimo relato e imagens

Vai, agora é a sua vez de falar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s